24/09/2017

Kuchisake-Onna: A mulher da boca cortada


Yo!!! Hoje venho contar mais uma lenda japonesa, faz algum tempo que não faço uma postagem assim. A lenda já é bastante batida e modificada, então fiz algumas pesquisas buscando fontes mais antigas inclusive um livro publicado sobre lendas japonesas. Então coragem e leia a postagem que ficou muito legal, na minha opinião. 

A história se passa no período japonês chamado Heian Jidai (Que passa-se entre 794~1185). Nesse período existiu uma mulher que era esposa ou amante – ...não sabe ao certo... – de um samurai, essa mulher era muito bonita e cobiçada por todos. Por ter essa beleza única seu marido tinha ciúmes e temia que ela o traísse com outro homem. E de fato ela o traiu... 
Nervoso e irado pelo o que havia acontecido, ele atacou sua mulher mutilando seu rosto, cortando sua boca de ponta a ponta gritando “E agora quem vai te achar bonita?!”

Kuchisake onna by Shinanai
Não se sabe se ela  foi socorrida, se morreu após o ocorrido ou se seu corpo foi velado pelas tradições da época, ou despachado em algum luga. Mas foi logo a partir disso que suas aparições "assombrações" começaram. Uma mulher alta, de longos cabelos pretos e um casaco longo, geralmente armada com uma tesoura e uma mascara que esconde seu rosto mutilado. Algumas versões afirmam que ela tem muitos dentes afiados.  –  O que ao meu ponto de vista não combina, afinal ela foi mutilada porque teria dentes afiados?  – Pessoas falam que ela costumava aparecer em noites nubladas com a máscara tapando sua boca, histórias mais recentes contam que é uma mascara cirúrgica. Com esse disfarce ela pode muito bem passar despercebida pelos outros, pois é no Japão é normal as pessoas andarem com essas máscaras, para evitar de passar gripe para outra pessoa. (Que educados não? Aqui tem gente que espirra e nem põem mão na boca. rs). Seus alvos de ataque são geralmente homens e jovens como ela. 

Essa lenda urbana ganhou mais popularidade recentemente, mesmo assim, há diversas explicações a respeito de sua origem. Uns dizem que o terrível corte na boca é resultado de uma cirurgia plástica fracassada; outros afirmam que é uma irmã que invejava a beleza da outra. De qualquer forma, quando Kuchisake Onna pergunta para sua vítima:

Kuchisake-Onna: – Watashi Kirei? (Eu sou bonita?)
Se a pessoa responde não, ela a corta ao meio, caso responda sim, ela retirará a máscara e vai dizer:
Kuchisake-Onna: – Kore demo? (Mesmo assim?)
Se você disser não ela cortará ela ao meio, se disser que sim, ela cortará sua boca pra ficarem iguais. 
Na pronúncia japonesa, “kirei” [bonita] e “kire” [imperativo do verbo cortar] produzem sons parecidos.
Depois de alguns anos começaram surgir boatos de que se você responder “mais ou menos” à segunda pergunta, dar doces ou se o seu tipo sanguíneo for “O” você conseguiria escapar. Eu acho que se tiver o azar de se encontrar com ela, não tera fuga. Mas na hora do desespero não custa tentar, não é? Ah! Tem outro jeito de fugir também….mas isso só serve pra quem for bonito(a), quando ela tirar a máscara e perguntar se mesmo assim ela é bonita, responda: “E eu sou bonito(a)!?” Se você realmente for bonito(a) ela ficará confusa e essa seria sua chance de escapar, caso contrário...eu pelo menos não ia escapar mais ia falar, que ela e feia pra cassete!

A lenda já teve aparição em outros lugares também:

Em 2007, Koji Shiraishi dirigiu um filme chamado Kuchisake-onna. No elenco contam a modelo Eriko Sato e Haruhiko Kato. Na Coreia do Sul, segundo o IMDB, a restrição de idade foi de 18 anos, enquanto que no Japão foi 12.

Na série de TV Constantine (2014), no episódio 5 – Danse Vaudou, a personagem aparece, apesar de não ser citado o nome Kuchisake-onna ela faz a mesma pergunta antes de atacar as suas vítimas.

Esta lenda aparece em diversos Animes, entre eles Gakkou no Kaidan (Histórias de Fantasmas), porém, este episódio gerou polêmica e só foi exibido uma vez, por ter uma doença que deixa a boca da pessoa parecida.

No livro "172 na Lua" (172 Hours at Moon) de JOHAN HARSTAD, 2008 a personagem Midori Yoshida narra a história da Kuchisake-onna. Eu já li é muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens indicas do rodape

Toda semana às 17h um velho de máscara amarela aparece em um parque infantil e conta histórias de fantasmas baseadas em mitos e lendas urbanas de origem ...
Diferente do primeiro filme qual a história se concentrou em Louis, esse se concentrou em Lestat. Mostra um pouco de seu passado de como foi transformado em vampiro, suas ambições...
m dos grandes pontos da série para mim, foi a maravilhosa escolha dos atores. Todos casaram perfeitamente em seus papeis, inclusive Janet Montgomery...
Acredito que maior parte dos escritores tem aquele pensamento e dúvidas sobre a capa de seu livro, afinal muitas vezes não podemos usar imagens...
Hola, meu nome é Andrea Alark, tenho 22 anos criei esse blog para me expressar e me descobrir. Aqui falo um pouco sobre livros, mangás, animes, filmes e coisas que vi aprendi. A vida é cheia de aventuras e espero que possam gostar das que vou compartilhar aqui.
Pop Star